Água engarrafada ou água da torneira?

                Água engarrafada ou água da torneira?

Essa é a pergunta que muitos de vocês se fazem. O consumo de água engarrafada em Espanha e Portugal atingiu níveis de volume de negócios de cerca de mil milhões de euros, sim, você leu bem.

É verdade que o elemento líquido é melhor engarrafado do que o que sai das nossas torneiras?

A água é a bebida mais consumida, essa é a realidade. Somos tão inocentes que pensamos que grandes empresas e multinacionais iriam deixar passar esse “negócio”?

Bem, vou dizer-lhe uma pequena coisa, 99,5% da água que sai das torneiras das casas espanholas é potável (Fonte: Ministério da Saúde). Aparentemente, os outros 0,5%, ao nível dos relatórios, derivam de alguns incumprimentos específicos na estação de tratamento analisada, normalmente resolvidos alguns dias após o relatório. Dito isto, podemos dizer, sem medo de nos enganarmos, que a água da torneira de Espanha e Portugal é, na sua totalidade, potável.

Mas então… Porque é que o consumo de água engarrafada disparou em Espanha y Portugal y nos últimos anos? Por diferentes razões, mas nunca por causa da qualidade da água nas nossas torneiras.

O principal é o Marketing que, sabendo que há uma parte importante da população interessada num estilo de vida natural e saudável, tem aproveitado certas campanhas altamente “vergonhosas”. Já ninguém se lembra de “água leve” OU: “9 em cada 10 médicos recomendam-no”?

Lembra-se também, entre o “sorriso” e a “dor”, aquela água da empresa Pepsi, Aquafina, que nada mais era do que água da torneira engarrafada (reconhecida pela própria marca). Ou no caso mais recente da empresa Aquaservice, que teve que retirar a “água” para “bebida refrescante”, já que o líquido que vendem em suas jarras tem um processo tão industrial que não pode ser chamado de “água”.

Independentemente do marketing ou se saímos do ginásio e queremos parecer com o anúncio, bebendo da nossa garrafa de plástico, enquanto algumas gotas refrescantes caem do nosso canto dos lábios, há outro fator importante que é o “sabor”, embora “água” e “sabor” geralmente não são acompanhados.

Como vais resistir a esta marca de água imaginária 😉

É evidente que em muitas zonas de Espanha e Portugal existem certos factores que poderiam levar-nos a consumir água engarrafada. Não incomode ninguém, por exemplo, em quase toda a água da torneira Levante pode não ser ideal para uma bebida e dizer … “uhmmm” …..

Claramente, a melhor opção seria não ter de comprar garrafas e poder beber água da torneira sem qualquer tipo de corte. Mas, como eu disse, em algumas áreas isto pode não ser o caso.

Uma boa solução pode ser um filtro de água da torneira, existem actualmente várias opções no mercado que podem satisfazer o nosso bolso e paladar.

Não falámos sobre o factor económico. Com um destes dois filtros de água para torneiras, o investimento anual pode ser, para uma família de duas a quatro pessoas, de 40 a 60 euros por ano. Isto, comparado com os 300 a 500 euros que uma família pode gastar em água engarrafada, é uma bagatela.

Os frascos filtrantes podem ser outra das soluções mais populares, igualmente o investimento em filtros de água para Jarros tipo Brita por ano geralmente não excede 40 euros.

Conclusão: não seja um memo/a e beba água da torneira. Se você está preocupado com o gosto excessivo de cloro, ou a água em sua área é muito “dura” e isso é um incômodo para você, use filtros de água que são facilmente encontrados no mercado.

O seu bolso e o ambiente vão agradecer-lhe.

Outro dia falamos do estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Sevilha e do Centro Nacional de Aceleradores, no qual foram analisadas 32 marcas de água mineral, o que resultou em concentrações de polônio radioativo em algumas amostras. Não para que um terceiro braço saia quando se bebe destas garrafas, mas para que nos possamos interrogar sobre o que estão a fazer as empresas de comercialização de água engarrafada para fazer sair estas análises.

Nós lemos um ao outro!